Prefeito de Embu das Artes anuncia secretariado da gestão 2013-2016
quarta-feira, 2 de janeiro de 2013Em entrevista coletiva a mais de 15 veículos de imprensa na tarde da última quinta-feira, 27/12, o prefeito Chico Brito anunciou o seu secretariado para a gestão 2013-2016. Cerca de 30% das secretarias serão comandadas por novos profissionais que estão afinados com o programa de governo e possuem relevante experiência em sua área de atuação.
Segundo Chico Brito, essa reforma administrativa tem por objetivo dar agilidade ao governo para começar janeiro com forças renovadas, tendo a clareza da demanda que a população apresenta. “A ideia é trabalhar sempre com o colegiado, romper com aquela estrutura administrativa de cada secretaria agir sozinha. Para isso, vamos continuar realizando, quinzenalmente, reuniões com o secretariado e, semestralmente, fazendo o balanço de governo” – declarou o prefeito.
Chico também fez questão de lembrar que seu grupo político, formado por 18 partidos, foi o grande vencedor das eleições, obtendo 111 mil votos, sendo 100 mil votos nominais e 11 mil votos de legenda. “Até o dia da eleição eu não dialoguei com nenhum partido sobre secretarias e isso é um avanço. Recebi várias sugestões de nomes e optei pela junção do conhecimento técnico e político para a definição” – afirma.
A Secretaria de Governo continuará sendo comandada pelo secretário Paulo Giannini e passa a agregar a Coordenadoria de Assuntos Estratégicos, formada pelos ex-secretários (Selma Fernandes), Rosimary Mendes de Matos (Educação), Edson Bezerra (Participação Cidadã) e Paulo Vicente dos Reis (ex-secretário interino de Participação Cidadã), além do ex-secretário-adjunto de Gabinete Clóvis Cabral. O grupo terá como missão garantir que as metas e os resultados quantitativos e qualitativos aconteçam.
Houve junção da Secretaria de Meio Ambiente com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que continuará tendo Geraldo Juncal Jr. a frente da pasta. “Não devemos esquecer que 60% do nosso território está em área de manancial. Com essa união, pretendemos encurtar a burocracia, já que a mesma secretaria será responsável pela análise ambiental e fiscalização de engenharia” – destacou o prefeito.
Serviços Urbanos continuará tendo a frente o secretário Nelson José Pedroso, que passa a agregar o Departamento de Parques e Áreas Verdes, tendo como principais objetivos melhorar a manutenção das praças, desenvolver a política de arborização, realizar podas e outros serviços.
A nova secretária de Educação é Lucia Couto que, segundo o prefeito, terá como uma de suas metas administrar o cursinho pré-vestibular, que fazia parte da extinta secretaria de Participação Cidadã, com vistas à melhoria da qualidade e a diminuição da evasão. A supervisão da Unifesp também passa a ser feita pela pasta.
A Secretaria de Assistência Social passa a se chamar Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional e terá no comando Daniela Almeida. “Queremos focar na qualificação, pois existe muita oferta de trabalho na cidade, mas não temos mão de obra qualificada. Também vamos criar um Banco Municipal de Vagas” – relatou o prefeito. Também houve mudança na Secretaria de Obras. Maíra Monteiro Eugênio é a nova secretária e já conta com R$ 15 milhões de recursos para obras de recapeamento.
Outra mudança está na ida do Cadastro Imobiliário, da Fiscalização Tributária e do Setor de Execução Fiscal e de Cobrança Amigável (Sefiscam) para a Secretaria de Finanças, de Fernando Amâncio de Camargo, com a finalidade de melhorar a política de arrecadação da cidade. Marcos Rosatti continua na Controladoria e Ouvidoria, que terá, até final de fevereiro, um Conselho, com a participação da sociedade civil, para que ele se torne um agente critico do órgão.
O ex-vereador professor Silvino Bomfim de Oliveira é o novo secretário de Esportes e Lazer, e Alan Leão assume a Secretaria de Cultura. Continuam no cargo os demais secretários: Cristina Santos (Comunicação Social), José Roberto Jorge (Administração), Jurídico (Norma Abdo), Saúde (Sandra Magali Fihlie Barbeiro), Turismo (Validr Luis Barbosa), Francisco Carlos Pereira (Trânsito e Transporte) e João Honório (Pró-Habitação). João Ramos, ex-secretário de Meio Ambiente assume a Agência Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb).
Para 2013, Chico Brito anunciou a construção de mais três creches (Valo Verde, Santa Emília e Capuava), além da creche do Jardim Santo Eduardo, que deverá ser entregue no início do ano letivo. Também serão construídos mais três postos de saúde.
O prefeito Chico Brito fez um balanço positivo da reforma administrativa realizada em 2009, com a criação das secretarias de Comunicação Social, Cultura, Esporte e Lazer, Controladoria e Ouvidoria, além de Desenvolvimento Urbano, que elaborou mais de 195 projetos de engenharia e arquitetura, gerando uma economia de aproximadamente R$20 milhões. A Secretaria de Esporte teve um avanço importante, inserindo diversas modalidades e atendendo um número significativo de crianças, jovens e adultos nos quatro cantos da cidade. Essa democratização também foi evidente na área cultural por meio da criação dos 18 Núcleos de Cultura, oito Pontos de Cultura, Fundo Municipal, Conselho e dois centros culturais. E na Comunicação não poderia ser diferente. A informação é garantida ao cidadão por meio de diversas ferramentas. Com a Controladoria e Ouvidoria, houve um importante avanço na qualidade e a eficiência do serviço público.
Fonte: Prefeitura de Embu
Mais notícias sobre o Embu:
- mbu das Artes é pré-finalista do prêmio “Municípios que Fazem Render Mais”, da Fiesp
- Bombeiros e Defesa Civil do Conisud de Embu das Artes recebem treinamento de brigada de incêndio
- Xadrez de Embu das Artes é ouro
- Escola é inaugurada na Região do Santa Tereza, em Embu das Artes
- Governo lança nota fiscal eletrônica em Embu das Artes