Embu das Artes terá sistema de biometria nas próximas eleições
quinta-feira, 11 de abril de 2013Por conta do sucesso do plebiscito realizado em maio de 2011 – onde 74.286 eleitores, de um total de 171.524 votantes, optaram pela troca do nome de Embu para Embu das Artes – o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) escolheu a cidade para a implantação da urna biométrica na próxima eleição.
A Prefeitura vai ceder um dos pavilhões do Parque do Lago Francisco Rizzo para a realização do recadastramento, além de uma exposição com materiais de eleições antigas, aproximadamente do ano de 1940 aos dias atuais. O recadastramento dos eleitores será obrigatório para que seja implantado o sistema de biometria, que vai permitir o reconhecimento da digital do eleitor para as eleições de 2014 em diante.
A previsão para o início do recadastramento é ainda no segundo semestre deste ano. Estiveram presentes na reunião, os secretários de Governo – Paulo Giannini e adjunto Paulo Petronilho, de Administração – José Roberto e adjunta Débora Kawamura, e da Controladoria Geral – Marcos Rosatti, além da assessora-chefe de Planejamento Estratégico e de Eleições do TRE – Regina Rufino e sua equipe.
Considerada uma tecnologia com mais segurança na cidade de Embu das Artes, a biometria permite os eleitores serem identificados por meio de suas impressões digitais nos pleitos oficiais organizados pela Justiça Eleitoral. A tecnologia torna praticamente impossível fraude na identificação do eleitor, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.
A primeira experiência do Brasil com o voto pelo sistema biométrico foi nas eleições municipais de 2008. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), à época pouco mais de 40 mil eleitores das cidades de Colorado do Oeste (RO), Fátima do Sul (MS) e São João Batista (SC) experimentaram o sistema e, desde então, o recadastramento tem sido feito gradativamente.
Até as eleições municipais do ano passado, 7,7 milhões de eleitores de 299 municípios utilizaram a nova tecnologia. Sergipe e Alagoas são os únicos estados que tiveram todo eleitorado recadastrado. Em 2014, segundo o TSE, a medida, deve alcançar 18 milhões de eleitores de municípios de 25 estados e do Distrito Federal. Só o Amazonas não aparece na lista do TSE. A expectativa da Justiça Eleitoral é que, até 2018, o sistema esteja implantado em todos os os municípios brasileiros.
Fonte: O Taboanense
Mais notícias sobre o Embu:
- Jogos Abertos: Embu das Artes sobe 37 posições
- Homem e três menores de idade são detidos por tráfico de drogas em Embu
- Secretaria de Transporte de Embu das Artes apreende microônibus irregulares da EMTU
- Inscrições para ProJovem Urbano 2013 em Embu acontece até dia 17 de julho
- Nova ministra atuava em Embu das Artes