Unifesp em Embu das Artes
quarta-feira, 29 de maio de 2013O Governo Federal está expandido as Universidades Federais, e as regiões Sul e Sudoeste da Grande São Paulo têm a oportunidade de ter a sua primeira universidade federal. A iniciativa ganhou apoio de várias lideranças políticas, religiosas e sociais, pois o programa do MEC, enquadra-se nas necessidades da região onde os indicadores sociais e econômicos apontam não apenas para uma desigualdade social, mas também para um grau altamente inferior de escolaridade.
Um novo modelo de desenvolvimento
Se é certo que a educação pode promover uma revolução social, a região sul e sudoeste de São Paulo, com 30 municípios e cerca de 6 milhões de pessoas, traça um novo modelo de desenvolvimento, escrito pela educação na cidade Embu das Artes.
Historicamente marcada por carências sociais e econômicas, a região reivindicava também uma instituição pública de ensino superior. O verbo reivindicar ficou no passado, pois o Ministério da Educação (MEC) já confirmou e o Conselho de Reitores aprovou a escolha de Embu das Artes como sede do campus extensivo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Além de ocupar cerca de 15% da área verde, o novo campus terá o diferencial de ser integrado à comunidade. Para que a população usufrua do parque, o MEC assegurou a abertura do campus.
O Campus
Um prédio de linhas modernas, com três pavimentos e subsolo, cerca de 6.000 metros quadrados de construção num terreno de 10.000 m². Essas são algumas das características do projeto arquitetônico do campus de graduação sul e sudoeste da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A unidade dos cursos de graduação será erguida num campus tido pela própria instituição como diferenciado, pois estará envolvido por 1,6 milhão de metros quadrados do Parque Embu-Mirim, cujas obras de implantação já começaram. O campus de graduação terá inicialmente um prédio com capacidade para 1.200 alunos.
Os recursos para construção do Parque da Várzea e da Universidade Federal foram destinados por meio da emenda da bancada paulista, que é de R$ 32 milhões.
Fonte: Prefeitura Embu
Por gentileza quero ser informada sobre a partir de quando poderemos nos candidatar as vagas oferecidas, e quais serão as formações na unifesp de Embu.
Grata,
Katia.
continuo aguardando, será que não obterei resposta?
não me adianta falar sobre o prédio e as obras isso já ouvi por várias vezes o prefeito falando, quero saber quais os cursos e quando poderemos nos inscrever para o vestibular.
grata,
e no aguardo de retorno,
Katia.
Bom dia Kátia. Não somos representantes da UNIFESP. Nosso trabalho é apenas levar a notícia até nossos leitores!