Vítima de incêndio em fábrica de Embu das Artes tem alta
segunda-feira, 1 de agosto de 2011Uma das vítimas do incêndio em uma empresa de produtos químicos da cidade Embu das Artes, na Grande São Paulo, que durou até a madrugada deste sábado (30), teve alta por volta das 19h30. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital geral de Pirajussara, onde Cristiano foi internado na sexta, ele estava em observação e teve apenas queimaduras leves.
Outras três vítimas continuam internadas em estado gravíssimo, sendo que uma está no hospital das Clínicas, uma no Pirajussara e outra no hospital do Servidor. Uma quinta vítima também está no Pirajussara em estado leve.
Na tarde deste sábado, os bombeiros fizeram o trabalho de rescaldo no local. Na hora do incêndio, pelo menos 20 viaturas dos bombeiros foram enviadas para a fábrica.
O fogo, segundo a corporação, foi controlado por volta das 4h30 deste sábado. As equipes ficaram no local durante a manhã para o trabalho de resfriamento dos tanques.
O fogo teria começado por volta das 20h15 de sexta-feira (29) e foi seguido de várias explosões. O Corpo de Bombeiros estima que um dos dois tanques que explodiu tinha 900 mil litros de álcool.
Com temperaturas acima dos 1.000 graus, a água evaporava antes de chegar à base do fogo, o que dificultou ainda mais o trabalho das 23 equipes deslocadas para o local, situado na estrada São Judas, no Parque Esplanada, entre os km 276 e 278 da Régis.
Durante o combate ao incêndio, os bombeiros também tentaram manter o resfriamento de outros 11 tanques do depósito, para evitar que novas explosões ocorressem e o fogo se alastrasse ainda mais.
Pelo menos 60 casas foram interditadas pela Defesa Civil durante os trabalhos e o trânsito na Régis Bittencourt chegou a ser interrompido por pouco mais de uma hora, mas foi liberado por volta das 22h30 de sexta.
Técnicos da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) estão no local e já avaliam os danos causados pelo incêndio.
O temor é de que parte dos combustíveis e derivados da empresa tenha chegado aos rios da região, os quais abastecem municípios da Grande São Paulo. Uma perícia será realizada ainda neste sábado no local.
Fonte: R7