Embu das Artes mantém busca ativa do câncer de pele
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012A Secretaria de Saúde da cidade Embu das Artes vem promovendo uma campanha de prevenção do câncer de pele com bastante sucesso. O trabalho é feito pelo Departamento de Dermatologia através de uma ação itinerante com palestras e exames para o diagnóstico da doença, que ocorrem nas unidades básicas de saúde, e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Nestes locais, a população poderá obter mais informações. O objetivo é diagnosticar precocemente e desenvolver trabalhos de prevenção da doença onde as chances de cura são maiores.
Cuidado com as pintas escuras
Segundo a dermatologista Elisabete Taino, um dos principais tumores de pele é o melanoma. “Em sua grande maioria pode-se originar de ‘pintas escuras’ (sinais) que aparecem em nosso corpo”, explica Taino. Ela diz ainda que diversos indicadores podem apontar para um possível tumor como a quantidade das pintas, as formas específicas delas, dependem ainda da herança genética familiar, da quantidade de exposição ao sol sem proteção durante a infância, dentre outros fatores.
“A maioria dessas pintas são benignas, mas algumas delas podem degenerar-se para melanomas”, disse a médica. Ela alerta ainda que “quando não detectado precocemente, o melanoma pode aprofundar-se na pele e enviar focos para órgãos internos como: fígado, pulmão, gânglios e cérebro, muito rapidamente”.
Participe das palestras e exames:
O departamento realiza palestras abertas em diversas unidades de saúde da cidade, ao longo do ano. (VER CALENDÁRIO ABAIXO). Segundo a dermatologista, o objetivo da palestra é justamente apresentar quais são os outros tumores de pele, quais os fatores de risco, como é feita a prevenção e o tratamento, além de tirar dúvidas dos pacientes. Na sequência, são realizados exames dermatológicos para as pessoas que apresentem lesões suspeitas.
Conforme o Departamento de Dermatologia, de novembro de 2010 a dezembro de 2011, 782 pessoas assistiram as palestras, 542 passaram por exames físicos, 148 fizeram dermatoscopias e 110 foram encaminhadas para procedimentos e biópsias. Com essa ação, o Departamento conseguiu fazer o diagnóstico precoce de dois 2 casos de tumores de pele do tipo melanoma.
A prevenção do câncer de pele é uma ação constante com agenda anual. As palestras se iniciam sempre às 8h30 da manhã e têm duração média de 45 minutos. Quando identificado qualquer sinal do câncer, o paciente é imediatamente encaminhado ao ambulatório dermatológico para exame preventivo.
Fonte: Prefeitura de Embu das Artes
Mais notícias sobre o Embu:
- Embu das Artes: Emendas de Deputados chegaram só a R$ 2 milhões
- Embu das Artes firma convênio com faculdade do Capão Redondo
- Exposição de Joilson abre 5/7 em Embu das Artes
- Iluminação pública não é mais de responsabilidade da Eletropaulo em Embu das Artes
- Prefeito de Embu das Artes fala do plebiscito em entrevista na Jovem Pan