Nova ministra atuava em Embu das Artes
terça-feira, 14 de fevereiro de 2012Na sexta-feira, 10/2, tomou posse, em Brasília, DF, a nova ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres, Eleonora Menicucci de Oliveira. Professora titular de Saúde Pública da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Eleonora foi convidada pela presidenta Dilma Rousseff para o cargo, até agora ocupado por Iriny Lopes, que disputará a prefeitura de Vitória, ES.
O prefeito da cidade Embu das Artes, Chico Brito, que vinha trabalhando com Eleonora na instalação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) no município, esteve na cerimônia de posse em Brasília. Na cidade embuense, a ministra deixa a sua valiosa contribuição na instalação do Campos de Extensão Unifesp e criação da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), inédita no País e que formou sua primeira turma em 30/12/2011. “ Eleonora representa o ideal de professor e educador que vibra na mesma sintonia dos anseios da população”, disse o prefeito na ocasião.
“Embu das Artes é uma referência nacional por ter sido a primeira cidade a albergar uma unidade de extensão para depois implantar a de expansão, com o campus de graduação”, disse Eleonora Menicucci, na época. A ministra é graduada em Ciências Sociais, pela Universidade Federal de Minas Gerais, tem mestrado em Sociologia, pela Universidade Federal da Paraíba, e é doutora em Ciência Política, pela Universidade de São Paulo (USP), além de livre-docente em Saúde Coletiva. Na Itália, frequentou pós-doutorado em Saúde e Trabalho das Mulheres, na Facultá de Medicina della Universitá Degli Studi Di Milano.
Antes de Brasília
Eleonora Menicucci não é o primeiro talento que sai da cidade depois de colaborar para o seu desenvolvimento e deixar marcas. Em 3 de janeiro de 2011, Pedro de Carvalho Pontual, então secretário de Participação Cidadã, passou a fazer parte da equipe de governo da presidenta Dilma Rousseff. Pontual aceitou o convite feito por Gilberto Carvalho, ex-chefe de Gabinete do presidente Lula, que assumiu a Secretaria-Geral da Presidência da República. A pasta tem entre suas atribuições manter o relacionamento e a articulação do governo federal com as entidades e os movimentos sociais.
Doutor em Educação, o psicólogo Pedro Pontual é especialista no processo educativo ligado à experiência do orçamento participativo (OP). Começou em 1970 a atuar na temática da participação cidadã nas políticas públicas. Com Paulo Freire, entre 1989 e 1990, criou o Movimento de Alfabetização de Adultos (Mova-SP). Durante os dois anos em que ele esteve à frente da secretaria, o OP ganhou nova dimensão no município, foi criado o Conselho Municipal do OP e fortalecido o relacionamento com as entidades sociais.
A política inclusiva também avançou com o mapeamento dos portadores de deficiência, criação dos centros de Referência e Convivência da Pessoa com Deficiência, entre outras importantes ações. “Pontual deixa o legado da participação cidadã fortalecida e qualificada na nossa cidade. Para nós do governo de Embu das Artes é uma honra ter um ex-integrante na equipe da presidenta Dilma”, disse então o prefeito.
Fonte: Prefeitura de Embu das Artes
Mais notícias sobre o Embu:
- Confira a agenda cultural de Embu para o mês de outubro
- Embu das Artes: confira o funcionamento dos serviços públicos municipais em 2011
- Convênio Procon Embu e Juizado Especial Cível agiliza processo dos consumidores
- mbu das Artes é pré-finalista do prêmio “Municípios que Fazem Render Mais”, da Fiesp
- V Semana Literocultural de Embu das Artes