Itapecerica e Embu receberão 21 médicos de Programa Federal
terça-feira, 30 de julho de 2013As cidades de Itapecerica da Serra e Embu das Artes serão contempladas com 21 médicos para cumprir carga horária semanal de 40 horas por meio do programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. A iniciativa visa a vinda de novos profissionais de medicina, a fim de suprir a carência desses profissionais nos municípios. Taboão da Serra também receberá novos médicos, mas não divulgou a quantidade deles e nem ao menos as unidades básicas que serão alocados.
Em Itapecerica, três Unidades Básicas de Saúde (UBS) foram cadastradas: Salvador de Leone (Parque Paraíso), Jacira (antigo pronto socorro) e Mombaça. Já em Embu, seis UBS receberão os médicos: Valo Verde, Jd. Independência, Jd. Nossa Senhora de Fátima, Santa Emília, Vista Alegre e Santa Tereza.
Os municípios de São Lourenço da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba, Cotia e mais seis cidades da região Oeste da Grande São Paulo receberão mais médicos, por meio do programa. A falta de profissionais da saúde é alvo de constantes críticas feitas pelos pacientes das cidades.
Programa
O programa é instituído por medida provisória pela Presidente da República, Dilma Rousseff, e tem como iniciativa ofertar bolsa de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, aos médicos que atuarão na atenção básica da rede pública de saúde.
O Programa Mais Médicos registrou 215 municípios de São Paulo inscritos até a última quarta-feira (24), o equivalente a 30% das cidades do estado. Desse total, 20 estão nas regiões paulistas de maior vulnerabilidade social e consideradas prioritárias. As inscrições seguem abertas até 00h desta quinta-feira, 25 de julho, e podem ser feitas pelo site saude.gov.br.
Concursos públicos para médicos
As secretarias de Saúde de Embu das Artes e Taboão realizaram concurso público para contratação de novos médicos. Em Embu eram 49 novas vagas de médicos, as vagas eram divididas entre Médico da Saúde da Família (5), Clínico Geral (20), Geriatra (1), Ginecologista (5), Infectologista (1), Neurologista (1), Pediatra (10), Psiquiatra (1), Psquiatra Infantil (1), Ultrasonografista (1), Urologista (1) e Vascular (1). O certame recebeu um total de 71 inscritos. Desses, 49 foram aprovados. Antes da homologação, a carência do município era suprida pelos contratos de emergência, pelo Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab) e pela parceria com o Centro de Estudo e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam). Nessa condição, foram integrados 12 novos médicos à rede municipal.
No dia 11 deste mês, a banca organizadora do concurso público para a contratação de 119 médicos para Taboão, Zambini – a mesma responsável pelo concurso de Embu – divulgou que 71 inscritos foram aprovados. 104 pessoas se inscreveram para o concurso. Com isso a saúde do município tem um déficit de 48 vagas de médicos.
Fonte: Jornal Na Net
Mais notícias sobre o Embu:
- Curso de Logística em Embu é o mais concorrido das ETCs
- Tênis falsificados são apreendidos em Embu das Artes
- Estudantes de Taboão da Serra e Embu das Artes estão sem livro didático
- Eleitor de Embu tem até quinta-feira, dia 25, para regularizar situação do título
- Clima de campanha invade festa do Dia das Crianças em Embu das Artes