MTST ocupa terreno em Embu das Artes
segunda-feira, 5 de março de 2012Mais uma vez, o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) ocupou um terreno próximo a Avenida Rotary, na cidade de Embu das Artes, no final da noite da última sexta-feira, dia 2 de Março. Os manifestantes reivindicam moradias e uma vida mais digna.
De acordo com representantes do MTST, cerca de 800 famílias ocupam uma área de 433.800 m², localizada entre o Parque Pirajuçara e o Jardim Santa Tereza. Grande parte delas, são de Embu e Itapecerica. Não ocorreram confrontos entre policiais militares e manifestantes.
Segundo o MTST, o local foi escolhido há três meses, uma vez que no campo de futebol seriam construídas moradias (Conjunto Habitacional para famílias de baixa renda), o que não aconteceu devido a disputa judicial com ambientalistas.
No último domingo, dia 27/02, o MTST esteve em reunião no Centro de Taboão, na Praça Nicola Vivilechio. Guilherme, líder do movimento falava aos integrantes do movimento das ocupações que fariam.
Até o fechamento da matéria, a reportagem do Jornal na Net, não conseguiu contato com ele, mas a qualquer momento, informará mais informações sobre a invasão em Embu das Artes.
Outras ocupações, segundo o portal do movimento ocorreram simultaneamente e foi chamada pelo MTST de “Novo Pinheirinho”, em protesto à desocupação de Pinheirinho, em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, interior do estado, no começo deste ano.
Cerca de 1.200 famílias ocuparam dois terrenos na Grande São Paulo, um deles em Embu e o outro em Santo André, no ABC. Lá cerca de 450 famílias invadiram um terreno no Jardim Santa Cristina.
MTST informa sobre ocupações
O MTST realizou na noite de sexta-feira, dia 2 de março de 2012, duas ocupações simultâneas, em diferentes regiões da Grande São Paulo: uma no município de Embu e outra no município de Santo André, no ABC. As ocupações, que levam o nome de “Novo Pinheirinho”, são uma resposta ao recente despejo violento da comunidade do Pinheirinho (São José dos Campos) e também uma ação necessária para a conquista de moradia por aqueles que há tempos vem lutando por uma vida mais digna.
Fonte: G1
Mais notícias sobre o Embu:
- Itapecerica participa de lançamento de Projeto Ambiental no Embu das Artes
- Suspeita de suicídio barra pagamento de seguro de vida em Embu das Artes
- Plenárias do Orçamento garantem participação popular em Embu das Artes
- Embu promove XI Semana Municipal de Aleitamento Materno
- Embu das Artes: Criança não trabalha, Criança dá trabalho