Prefeitura de Embu das Artes esclarece polêmica sobre “Conversando e Descobrindo: a Criança e a Sexualidade”
sexta-feira, 15 de julho de 2011O Governo da Cidade de Embu das Artes esclarece que a revista “Conversando e Descobrindo: a Criança e a Sexualidade” foi editada em 2005, ano em que recebeu o prêmio nacional Experiências Bem-sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, para premiar ações relevantes e de impacto na área, desenvolvidas pelos serviços de saúde estaduais e municipais.
A publicação, um projeto federal (Ministério da Saúde), estadual (Diretoria de Ensino Taboão da Serra) e municipal (secretarias de Saúde e Educação), contando com apoio da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e outras instituições, foi editada para levar informações a um público-alvo de famílias e estudantes das redes municipal e estadual de Embu das Artes.
Em parceria com Projeto Ecos – Educação Continuada em Orientação Sexual, Organização não Governamental, que há mais de 20 anos atua capacitando profissionais para o trabalho de educação sexual no País, a Prefeitura de Embu das Artes preparou educadores e profissionais da rede para fazer a distribuição da publicação aos pais dos estudantes. Vale lembrar que a revista contém um encarte com passatempos e recreações pedagógicas a ser entregue ao estudante, depois que recebe as informações dos pais e se estes assim decidirem.
Em 2005 foram impressos 30 mil exemplares de “Conversando e Descobrindo: a Criança e a Sexualidade” e em 2008, 50 mil, com apoio de Papel Suzano, ex-Ripasa. São 55 mil alunos da rede municipal e estadual.
A distribuição do livro “Conversando e Descobrindo: a Criança e a Sexualidade” na Escola Municipal Elza Marreiro não estava autorizada pela Secretaria de Educação, conforme padrões adotados para sua entrega às famílias desde o lançamento em 2005. Estamos apurando responsabilidades através de sindicância.
Fonte: Prefeitura de Embu das Artes